Extraordinário


Oláaaaaa meus amores, tudo bem com vocês?
Então, hoje eu vim aqui para sim, fazer mais uma resenha. Aêeee!!! Estão felizes? Não? Tá, mas é que esse livro, “Extraordinário”, é realmente vida, ar, alma, tudo! Eu o amei e recomendo totalmente para vocês.
Ficha técnica:

Título: Extraordinário
Escritora: R. J Palácio
Editora: Intrínseca
Total de páginas: 318

Bem, esse é mais um livro publicado pela editora “Intrínseca” como disse –vulgo minha editora favorita- e é de acordo com a R. J Palácio, uma campanha contra o bullying. A história conta a vida de August (Auggie) Pullman, um garoto de dez anos que nasceu com uma doença genética que deformou completamente seu rosto. Bem, nem só seu rosto, mas sim todo o seu corpo, já que Auggie era de um tamanho despropocional a sua idade, sua cabeça era maior do que deveria ser e ainda tinha problemas internos como respiratório e auditivo. Auggie mora com sua mãe, seu pai, Via sua irmã mais velha (Olívia na verdade) e uma cachorrinha chamada Daisy em Nova York.
Auggie nunca frequentou a escola até então por causa de suas tanto cirurgias marcadas a cada ano e seu problema genético. Ele recebia aulas de sua mãe, até que enfim fez 10 anos e precisou ir para uma escola, para começar o ensino fundamental dois. Após os pais muito insistirem, Auggie enfim aceita começar a ir pra escola.
Em uma visita, antes de o ano escolar começar, no verão, Auggie conhece Jack Will, Charlotte e Julian. Eles foram encarregados, pelo diretor do ensino fundamental dois, o Senhor Buzanfa (tá, sem comentários), de fazer um tour pela escola com Auggie. Jack Will e Charlotte foram muito legais com ele, mesmo que no começo também repararam em seu rosto e o ficaram encarando como Auggie já estava acostumado a perceber e fingir que não. Já Julian foi antipático e com isso Auggie até teve receio de começar mesmo a frequentar a escola.
Mas então ele foi. Primeiro de setembro e lá estava ele, em um semicírculo que a professora mesmo tinha organizado as cadeiras, na cadeira do meio, mais para o fundo porque “achei que assim seria mais difícil que os outros ficassem olhando para mim. Continuei de cabeça baixa, só tirei o cabelo da frente dos olhos o suficiente para ver os pés de todo mundo. Conforme as cadeiras iam sendo ocupadas, notei que ninguém tinha se sentado ao meu lado. Algumas vezes parecia que alguém estava prestes a fazer isso, mas aí mudava de ideia no último minuto e ia para outro lugar.”. Mas Charlotte e Jack falaram com ele, foram “calorosos”. Só que Julian não.
No almoço Auggie a princípio se sentou sozinho, nem Charlotte e nem Jack quiseram se sentar com ele o que não foi tão impressionante para Auggie, mesmo que eles parececem legais. Ele sabia que todos estavam comentando sobre ele, ele sabia que era o assunto máximo do momento. Até que então, uma garota surgiu em sua mesa, uma garota chamada Summer. De repente viraram amigos e o causador disso, ou melhor, causadores, foram seus nomes. August=Agosto; Summer=Verão, duas coisas que combinam, já que é verão em Agosto nos EUA. A mesa onde estavam sentados virou “A mesa do verão”. Ideia de Summer porque “Só quem tiver o nome relacionado ao verão vai poder se sentar aqui”.
Auggie tinha uma amiga e pelo que Jack Will se demonstrava, um amigo. Mas Auggie estava enganado. No dia do Halloween, vestido de “Pânico”, Auggie acabou ouvindo acidentalmente Jack falando dele para Julian e o grupinho dos “populares”. Mas Jack falava mal, reclamava que Auggie estava grudado nele a todo o momento, reclamou de seu rosto e de tudo o mais. Auggie se sentiu arrasado e simplesmente, foi para casa se fazendo de doente, antes mesmo que o Halloween tivesse mesmo começado.
O livro de R. J Palacio é divido em partes, de quem narra. Os narradores são: Auggie, Via, o namorado da Via (Justin), Summer, Jack e Miranda (amiga de Via). Confesso que toda vez que mudava de narrador eu ficava morrendo de raiva, porque queria saber o que o outro teria dito do momento em que o novo narrador está narrando, mas, de qualquer jeito, era muito legal saber o ponto de vista dos outros. Há muitas brigas e tensões ao decorrer do livro, como os pais de Julian querendo tirar o Auggie da escola; Jack que se mostrou um bom e grande amigo, após algum tempo, brigando com Julian por falar mal de Auggie; e o plano malévolo de Julian para acabar com Jack. Mas como em todo bom livro infanto juvenil, tudo acaba bem quando se está bem, porque “Talvez seja uma loteria, mas o universo deixa tudo certo no final. O universo cuida de todos os seus pássaros.”.
Uma coisa que me chamou muito a atenção nesse livro foi à fascinação da R. J Palacio pelo Brasil. Os parentes de Auggie eram brasileiros, todos moravam no Rio de Janeiro, menos sua avó que foi fugindo da guerra, para os EUA. Por isso Auggie é norte americano.
Eu adorei esse livro, adorei mesmo e recomendo. Se você for ler, depois coloque um comentário aqui no texto, por favor, e se já tiver lido, comente também. Comentários são muito bem-vindos!

Então é isso meus amores, até o próximo texto ;**

2 comentários:

  1. Ai mds.. scrr.. é tanto livro.. vem a Rebeca fazendo essas resenhas divas.. falando dos livros divos.. e o dinheiro? kd? kd? uheuheuheuhe

    ResponderExcluir
  2. IQUDQINDQNWDBUIQBWDIUQ ai mds desculpe u.u não era a intenção, eu juro e.e woifnwoifnw é muito livroooo mano '-'

    ResponderExcluir