Como Dizer Adeus Em Robô



Olá meus docinhos, tudo bem com vocês? Então, sei que já faz um tempinho que não escrevo, me desculpem. Semana de provas, essas coisas de escola. Bem, hoje eu vim aqui falar de um livro ótimo e perfeito que eu terminei de ler essa quinta-feira (29/08). Eu chorei horrores e até agora não consegui superar o final desse livro. É sério, ele é tão perfeito que chega a parecer irreal.
Ficha técnica:

Título: Como Dizer Adeus Em Robô
Escritora: Natalie Standiford
Editora: Galera
Total de páginas: 344

 "Como dizer adeus em robô", só pelo título dá para você se apaixonar. Eu juro pra vocês que pra eu poder comprar esse livro, foi paixão a primeira vista. Eu estava na Saraiva, tentando me decidir que livro iria comprar, quando eu avistei esse e simplesmente senti que aquele era O livro. Li a sinopse e fiquei completamente ansiosa para começá-lo. Eu demorei um pouco para poder lê-lo todo, por causa de deveres escolares, provas, fanfic e essas coisas, mas o livro é realmente viciante.
Natalie Standiford conta a história de Beatrice Szabo, uma jovem de 17 anos que mora com pais em Ithaca. O pai é um professor de faculdade e a mãe não trabalha. Pelo o que a Bea diz (é ela quem narra), ela e sua mãe viviam muito juntas, adoravam fazer coisas juntas, como ir à loja do Mike da Motocicicleta e alugar fantasias e depois tirar várias fotos representando momentos de seus filmes favoritos. Mas, de uma hora para outra, de acordo com Bea, ela começou a mudar. Ficava triste por coisas a toa, chorava sempre e começou a lhe chamar de robô, por quase nunca demonstrar sentimento algum, por ninguém. Já no começo do livro, os três, ela e os pais, se mudam de cidade, eles vão para Baltimore. O pai de Bea, como professor de universidade, "estava sempre procurando subvenções maiores ou alunos mais inteligentes ou reverências maiores por parte dos colegas". Seu pai era diferente dos outros professores universitários, que normalmente ficam em apenas uma universidade.
Em Baltimore, Bea começa a frequentar a escola de Canton, onde faz o seu terceiro ano. Lá, em sua primeira Assembléia, conhece Anne Sweeney e o denominado "Garoto Fantasma" que na verdade se chama Jonah Tate. Porque o apelido "carinhoso"? Ele não demonstrava sentimentos, como Bea, "a pele era branca como farinha e os olhos, cinza como gelo de lago. Parecia um fantasma. Tinha cheiro de menta, tipo Vick Vaporub. Eu não conseguia decidir se isso fazia com que ele parecesse mais fantasmagórico ou mais mundano.". Bea pensou que ele poderia ser até legal, porém era estranho. Ele foi "gentil" com ela quando lhe jogou um aviãozinho de papel que dizia:
"PARA: BEATRICE
DE: BEATRICE DO FUTURO
1120 AM. HOJE À MEIA-NOITE. BEATRICE DO FUTURO VAI AGRADECER A VOCÊ".
1120 AM era um programa de rádio. E a meia-noite, daquela noite, Bea ouviu sua primeira edição de "Night Light Show". Era um programa onde as pessoas ligavam para poder desabafar com um homem, chamado Herb. E o Jonah ligou, se identificando como "Garoto Fantasma". Não falou nada demais, apenas coisas que pessoas deprimidas falam, o que no caso, Jonah era, ele era um garoto triste.
Estranhamente, ele e Bea se tornaram amigos. Mais ou menos quando Bea descobriu o porquê de Jonah ser uma pessoa tão triste. Ele tinha um irmão gêmeo que havia morrido junto com sua mãe, em um acidente de carro. Seu irmão tinha alguns problemas mentais, mas ainda sim se era muito parecido com ele. Seu pai vivia do trabalho, não tinha tempo para ele, Jonah era sozinho. Ele se sentia sozinho, até então encontrar Bea. Eles eram como almas gêmeas, mas nenhum dos dois parecia querer dar o primeiro passo para o relacionamento deles ser mais do que amizade, ser algo a mais. Jonah não acreditava no "namoro". Ele não era o namorado de Bea. Ele achava que eles eram muito além daquilo. Que o "o que nós somos não pode ser descrito por palavras triviais como namorado e namorada. Até mesmo amigos não chega perto de descrever.". Os dois passaram muitos bons momentos juntos, apesar da constante tristeza de Jonah e a falta de expressão de sentimentos de Bea. Como por exemplo, os encontros deles na "Livraria e Cervejaria Carmichael", suas ligações para o "Night Light Show", o encontro de Natal dos ligadores fiéis do programa, a formatura que eles mesmo inventaram, indo passar a noite no parque de diversões de Ocean City, o aniversário de Jonah e principalmente quando descobriram que Matthew, seu irmão estava vivo.
Boa parte do livro relata o drama dos dois procurando Matthew e quando enfim o encontram, como fazer para poder vê-lo, já que o pai de Jonah, senhor Tate, mandou proibir a visita do irmão. Senhor Tate o internou em um hospício, quando ele supostamente morreu junto com sua esposa. Sim, eu sei, o cara é completamente maluco para ter a coragem de internar o próprio filho e fingir que ele não existe mais.
O livro é triste, muito triste e realmente lindo. O final é a coisa mais surreal que se pode existir e te faz chorar feito uma criança que acabou de se perder da mãe num supermercado. Particularmente, eu ainda não superei esse livro, já lendo "Extraordinário", ainda não consigo acreditar no o que aconteceu com Jonah e Bea. Em escala de 1 a 10, esse livro é 8,4 em tristeza. Claro, porque se fosse 10, seria na escala de "A culpa é das estrelas" e que eu conheça, nenhum um livro é mais triste que esse.
Eu só sei que "Como Dizer Adeus Em Robô" é simplesmente perfeito, não é como um romance comum, não tem aqueles finais melancólicos e fofos e perfeitos. Ele é triste, triste demais, completamente diferente. Mas Natalie Standiford está completamente de parabéns. Tem uma escrita linda, uma digitação ótima. Sobre a autora:  Lamenta, mas não fala robô fluentemente. Nascida e criada em Maryland, graduou-se em literatura russa e estudou em São Petersburgo para se aperfeiçoar. Atualmente mora em Nova York, onde divide o tempo entre os livros e a banda Tiger Beat, formada apenas por escritores de tramas juvenis, entre eles Libba Bray. (Clique aqui para ver a escritora/cantora diva)
Bem, eu acho que é só isso... Se tiver faltando alguma coisa, você que já leu comente aqui nesse post, por favor. E você que for ler, assim que terminar, quiser compartilhar seus comentários comigo, ou melhor, conosco, venha, ficarei realmente agradecida. Depois de tudo isso que eu lhe contei aqui nesse texto, espero que leia mesmo esse livro, por que é por isso tudo que eu disse, que eu recomendo do fundo do meu coração, "Como Dizer Adeus Em Robô".
Tenham uma ótima semana, leitores. Beijos cheios de chocolates pra vocês.

2 comentários:

  1. Toda vez que eu vejo esse livro lembro de você Becah! euheuhe' Cara, eu quero mt ler.. na boa.. eu já queria.. e agora quero ainda mais.. deve ser realmente pfto!!
    VOLTEI PRA ALEGRAR SUA VIDAAA! UHUUUL!
    Prometo nunca mais abandonar, okay?
    Beijoooooos :33

    ResponderExcluir
  2. Velhooooooow é muito bom mds tu não tem ideia mds leiaaaaaaaaaa
    awn ela lembra de mim <3 me abraça
    caraa weofnoenfef aê tu voltou, finalmente \o/

    ResponderExcluir